
Cuidar de si! Durante o ano de 2020 fomos chamados a pararmos e nos interiorizar, e uma prática que esse processo nos ajuda muito é o Autocuidado.
Muitas pessoas vão falar: “Ah eu não tenho tempo para cuidar de mim, tenho família, trabalho, etc.”, outras “Você fala isso porque você não tem passarinho para cuidar”, outras ainda “É impossível tirar tempo para mim em meio a tanta turbulência e a cabeça não para” ou então “Se eu cuidar de mim vão me achar metida”.
Geeeente, PARE TUUUDO!
Quantas pessoas você já viu adoecer por não cuidarem de si e só se preocuparem os outros? Quantas pessoas você já viu enfartar ou ter outra doença por não pararem para cuidarem de si? Quantas pessoas vocês veem indo a hospitais cada hora com uma enfermidade diferente por não cuidarem de si? Quantos pais e mães morrem por descuido da própria saúde, pois têm que cuidar dos filhos?
Tudo que acontece em nossa vida tem um aprendizado: um enorme aprendizado. O ano de 2020 me ensinou que nem tudo mais precisa ser dolorido, precisa ser custoso, precisa ser difícil, como diz uma amiga e terapeuta “Gente é tudo muito fácil, são vocês quem complicam”. No início achava essa colocação dela louca, mas hoje penso é verdade.
“Coloque primeiro a máscara em você! O alerta dos aviões vale para a vida: somente quando cuidamos de nós temos condições de cuidar do outro”.
Renata Cintia
E o autocuidado é simples, é diariamente tomarmos uma dose de nós mesmos e transformá-la em cuidado, seja através da prática de atividades físicas, seja através da alimentação, seja através de meditação, dentre outras formas de autocuidado. É lembrarmos que somos um ser por inteiro: corpo, mente, espírito, energia.
Um organismo vivo e em constante mutação que nos pede atenção.
Dê-lhe de presente esse cuidado, essa atenção. Volte o olhar para Si, com Amor e dedicação e sua vida lhe fará uma grande surpresa.
(RÊ) INDICA
O filme “28 dias” sempre trouxe para mim uma excelente reflexão sobre autocuidado e sobre amor próprio, pois a vida da escritora Gwenn Cummings (Sandra Bullock) era somente festa, olhar para fora, “curtir” e esquecer de si mesma, até o dia em que ela comete um erro grave no casamento da irmã. OHHHHHHH
Ela vai para uma clínica de recuperação, onde diariamente, isso mesmo, diariamente, ela reaprende a olhar para Si, a começar a perceber o que lhe faz bem e o que não faz. Os Terapeutas mostram-lhe o que é realmente importante ou não e tem uma situação que é muito show de bola: quando o terapeuta fala que ela só está pronta para um relacionamento quando ela estiver cuidando de si mesma e depois conseguir cuidar de uma planta ou um animal.
Assistam, como se fosse a primeira vez, trazendo esse olhar, como eu estou cuidando da minha vida?
Qual a dosagem que estou dando as minhas coisas? Conta aqui nos comentários!
Uma linda vida viva a você!
Beijocas no coração,
Renata Cintia