
O que é o Reiki?
É uma energia universal, que está em todo o lado com uma frequência abrangente, curadora e vital. É a energia da criação, que anima todas as coisas vivas.
Quem fundou/descobriu o Reiki?
O Reiki foi fundado, ou codificado, por Mikao Usui, um Japonês que nasceu em agosto de 1865 na vila de Yago, no distrito de Yamagata. Ele era um estudioso que não se contentava em aprender, tanto que ele estudou Medicina Tradicional Chinesa, Taoísmo, Psicologia e praticava kiko (versão japonesa do Qigong).
“Memorial das virtudes de Usui Sensei”.
“Alguém que estuda e trabalha profunda e assiduamente para melhorar o corpo e a mente procurando tornar-se numa pessoa melhor é chamado um “homem de grande espírito”. Quem utiliza esse grande espírito com fins sociais, isto é, para ensinar o caminho correto a muita gente e fazer um bem coletivo, recebe o nome de professor. O Dr. Usui foi um desses professores. Ensinou o Reiki do Universo e inúmeras pessoas se dirigiram a ele pedindo-lhe para lhes ensinar o grande caminho do Reiki e também que os tratasse.
O Dr. Usui nasceu no primeiro ano do período Keio, chamado Keio Gunnen, a 15 de Agosto. O seu primeiro nome era Mikaomi e o seu outro nome pronuncia-se Gyoho. Nasceu na aldeia de Yago no distrito Yamagata da Prefeitura Gifu. O nome de seu antepassado é Tsunetane Chiba. O nome do seu pai era Uzaemon. O nome da família da sua mãe era Kawaai. Sabe-se que era um estudante talentoso e empenhado. Em adulto viajou para estudar em vários países ocidentais e na China. Trabalhou arduamente, mas, a certa altura, teve pouca sorte na vida. No entanto, não se rendeu e reagiu com veemência.
Um dia foi ao Monte Kurama para fazer um retiro de 21 dias, jejuar e meditar. No fim desse período, subitamente, sentiu a grande Energia Reiki no topo da cabeça, o que o conduziu ao sistema de cura Reiki. Primeiro aplicou Reiki em si mesmo e depois tratou a sua família. Como dava resultado para muitos males, decidiu partilhar o seu conhecimento com o público em geral. Abriu uma clínica em Harajuku, Aoyama – Tóquio – em Abril do décimo primeiro ano do período Taisho. Não só tratou de inúmeros pacientes, alguns vindos de lugares longínquos e díspares, mas também deu cursos para expandir o conhecimento que detinha.
Em Setembro do décimo segundo ano do período Taisho, Tóquio foi sacudido pelo devastador terramoto Kanto. Milhares de pessoas morreram, ficaram feridas ou adoeceram. O Dr. Usui sofreu com a sua gente, mas também levou o Reiki à cidade devastada e aplicou os seus poderes de cura às vítimas sobreviventes. A sua clínica tornou-se rapidamente pequena demais para atender o elevado número de pacientes e, por isso, construiu uma nova no décimo quarto ano do período Taisho na periferia de Tóquio em Nakano.
A sua fama expandiu-se velozmente por todo o Japão e começou a receber convites para ir a cidades e aldeias distantes. Uma vez foi a Kure, outra à Prefeitura de Hiroshima e a seguir à de Saga e Fukuyama. Durante a sua estadia em Fukuyama foi acometido por um derrame fatal, a 9 de Março, no décimo quinto ano do período Taishi. Tinha 62 anos.
A mulher do Dr. Usui chamava-se Sadakue o seu nome de solteira era Suzuki. Tiveram um filho e uma filha. O filho, Fuji Usui, tomou conta dos negócios da família após o falecimento do Dr. Usui.
O Dr. Usui era uma pessoa muito calorosa, simples e humilde. Era saudável fisicamente e bem proporcionado. Nunca chamava a atenção e tinha sempre um sorriso no rosto; também possuía enorme coragem face à adversidade. Simultaneamente, era uma pessoa muito cautelosa. Possuía muitos talentos. Gostava de ler e o seu conhecimento de medicina, psicologia, previsão do futuro e teologia das religiões do mundo era muito vasto. O fato de ter estudado e reunido informação ao longo da vida, ajudou-o certamente a pavimentar o caminho da percepção e compreensão do Reiki.
O Reiki não cura só doenças, mas amplifica igualmente capacidades inatas, equilibra o espírito, torna o corpo saudável e, assim, ajuda a alcançar a felicidade. Para ensinares isto aos outros, deves seguir os cinco princípios do Imperador Meiji e contemplá-los no teu coração. Eles devem ser expressos diariamente, uma vez de manhã e outra ao anoitecer:
Só por hoje abandona a raiva
Abandona a preocupação
Sê grato
Trabalha conscienciosamente
Exerce a bondade
A meta suprema é compreender o antigo método secreto para alcançar a felicidade e, consequentemente, descobrir uma cura para os diferentes males. Se seguires estes princípios atingirás o grande estado da mente tranquila dos antigos sábios. Para vires a disseminar o sistema Reiki é importante começares por ti mesmo e não por algo distante como a filosofia e a lógica.
Senta-te quieto e em silêncio cada manhã e cada noite com as mãos juntas em “Gassho”. Segue os grandes princípios e sê limpo e tranquilo. Trabalha sobre o teu coração e faz as coisas a partir desse calmo espaço interior. Qualquer pessoa pode alcançar o Reiki porque ele começa dentro de nós mesmos!
Os paradigmas filosóficos estão a mudar no mundo inteiro. Se o Reiki se expandisse pelo mundo tocaria o coração humano e a moral da sociedade. Seria uma ajuda para muita gente e não curaria somente a doença, mas também a terra como um todo. Mais de 2000 pessoas aprenderam Reiki com o Dr. Usui. Muitas mais aprenderam com os seus discípulos principais e levaram o Reiki ainda mais longe. Mesmo agora depois da morte do Dr. Usui, o Reiki se disseminará para muitos lugares, durante muito tempo. É uma benção universal ter recebido o Reiki do Dr. Usui e ser capaz de transmiti-lo a outros. Muitos dos alunos do Dr. Usui juntaram-se para construir este memorial aqui no templo Saihoji no distrito de Toyotama.
Pediram-me que escrevesse estas palavras para ajudar a manter viva a sua grande obra. Aprecio o seu trabalho e gostaria de dizer a todos os seus discípulos que me sinto honrado por ter sido escolhido para esta tarefa. Que muitos compreendam o imenso serviço com que o Dr. Usui brindou o mundo.
Fonte: O Grande livro do Reiki: Manual Prático e atualizado sobre a arte da cura

O que faz a Energia Reiki
Sendo uma energia, ela percorre os canais energéticos do SER, desobstruindo, desintoxicando, limpando e purificando os corpos à medida em que vai sintonizando, por meio do trabalho de imposição das mãos nos chacras, tornando o seu fluir como o rio que corre entre suas margens livre, suave, realizando a manutenção equilibrada das energias que nos mantém vivos, o QI.
O que sente uma pessoa quando recebe a energia Reiki?
Pessoas diferentes, experiências diferentes, sensações diferentes, percepções diferentes.
Cada ser reage de forma diferente, existem alguns relatos similares, mas que podem mudar, as vezes para a mesma pessoa, em momentos diferentes.
Há relatos de sentir um ligeiro formigar de braços e pernas, suaves sonolências, sensação de latejar em algumas regiões do corpo, fisgadas, puxões a nível nervoso, coceira, e um completo relaxar. Outras pessoas descrevem mudanças mentais e emocionais.
Uma coisa em comum em todas as situações é um estado de calma, profunda paz e relaxamento, saindo de uma sessão de Reiki totalmente descansados como se estivesse dormido por 8 horas seguidas e totalmente energizados.
Quem pode aplicar
Qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, nacionalidade, filosofia ou crença, grau de inscrição, desde que seja iniciado por um Mestre.
Quando aplicar/receber?
Para receber a pessoa tem que querer, tem que sentir vontade, necessidade de cuidar de seu corpo, mente, espírito e energia. Tem que olhar para si com cuidado e carinho, como forma de combate de doenças, cansaço, depressão, Stress, debilidades, na prevenção e manutenção de seu bem-estar físico, mental e emocional.
Quer ser um(a) Reikiano(a)?
Venha conversar comigo no WhatsApp: https://bit.ly/renatacintia_tqt